Práticas de Ensino da Escrita no Ensino Secundário Geral em Moçambique: Desafios e Contextos na Redacção de Textos – Análise com Alunos e Professores da 7.ª Classe na Escola Secundária da Manga, Beira

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1438

Parole chiave:

Ensino da Escrita. Desafios na Redacção. Ensino Secundário.

Abstract

Este artigo analisa as práticas de ensino da escrita na 7ª classe da Escola Secundária da Manga, na cidade da Beira, com foco na eficácia das metodologias e nos desafios enfrentados pelos alunos na redacção de textos. Utilizando uma abordagem mista, o estudo combinou entrevistas com professores, observações de aulas e um exercício de avaliação diagnóstica de escrita (ditado). Os resultados revelam que, embora os professores utilizem uma variedade de estratégias pedagógicas, há uma necessidade crítica de recursos didácticos adequados e maior engajamento dos alunos. As práticas observadas incluem métodos expositivos e actividades colaborativas, que mostram eficiência, mas ainda enfrentam limitações contextuais. As conclusões destacam a importância de investir na formação contínua dos professores e de de, senvolver estratégias pedagógicas inovadoras para tornar o ensino da escrita mais eficaz e atraente para os alunos.

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Biografie autore

Brain Daniel Tachiua, Universidade Pedagógica Delegação de Quelimane

Doutor em Ciências de Educação/Literacias e Ensino do Português - Universidade de Minho - Portugal; Mestre em Educação/ Ensino do Português pela Universidade Pedagógica - Sede; Graduado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação da Beira.

Laura José Comodo, Universidade Pedagógica Delegação de Quelimane

Mestranda em Letras pela Universidade Licungo, Extensão de Sofala; Graduada em Ensino de Português pela pela Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação da Beira.

Anastácio Joaquim Nhambau , Universidade Pedagógica Delegação de Quelimane

Graduado em Ensino de Inglês com habilitações em Português, pela Universidade Licungo – Sede.

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Pubblicato

2025-07-27

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Articolo