O ato e o fato de ler
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1486Palavras-chave:
Baixa escolaridade e alfabetização no Brasil, Povo hebreu (judeu), Culto à educação, à informação e ao conhecimento, Sefer Torá, manual de conduta do judeuResumo
Pouco se lê no Brasil. A leitura e hábito de poucos. A escolarização a alfabetização deixam a desejar. Houve época em as escolas publicas eram disputadas. Hoje, as particulares é que o são. O que resta aos mais pobres? Faltam-lhe escolarização e alfabetização. Consequência: um fosso entre educação e cultura. O povo hebreu (judeu) tem uma busca constante de informação, conhecimento e prosperidade. O estímulo à leitura ocorre desde cedo. O menino aos 13 anos e a menina aos 12 deverão ler a Torá na Sinagoga: bar mitzvah e bat mitzvah, respectivamente. Sefer Torá, manual de conduta dos judeus. Talmude: estudo com debates e questionamentos.
Downloads
Referências
BERGER, Klaus. Qumran e Jesus. Petrópolis: Vozes, 1995.
CHAMPLIN, Russell N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Candeia, v. 3. 1991.
COZZER, Roney Ricardo. Introdução ao Novo Testamento. Joinville: Faculdade FABRA, 2020.
CRETELLA, Rafael Vivan et alii. Alimentos kosher. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, ano V, n. 9, jul. de 2007.
DAYAN Ezra. Peixe casher. In: Casher na prática – coletânea de leis e costumes ligados à dieta alimentar judaica. São Paulo: Editora Sêfer. 2006,
p. 27-29.
DIMENSTEIN, Gilberto. O segredo da riqueza dos judeus. In: Folha de São Paulo – Mundo. São Paulo: 26 jan. 1997.
DIMENSTEIN, Gilberto. Judeus e japoneses são mais inteligentes? Folha de São Paulo – Cotidiano. São Paulo: 24 abr. 2005.
CIVITATIS. Idiomas em Jerusalém - Palavras e expressões úteis. Disponível em: https://www.tudosobrejerusalem.com › idioma
KUNZ, Claiton André. As parábolas de Jesus e seu ensino sobre o Reino de Deus. Curitiba: AD Santos Editora, 2014.
LUZA, Nilo. Etapas da história de Israel – O exílio na Babilônia. Disponível em: https://www.paulus.com.br/portal/etapas-da-historia-de-israel-o-exilio-na-babilonia/
MACARTHUR, John. Boas Novas. São José dos Campos: Editora Fiel, 2019. MARTINEZ,F.G.TextosdeQumran.Trad.ValmordaSilva.Petrópolis: Vozes, 1995.
MORAIS, J. A arte de ler. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da Unesp, 1996.
MORIN, Edgar. L’esprit du temps. Paris, Grasset, 1982.
PERONDI, Ildo Os Manuscritos de Qumran ou do Mar Morto. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, vol. 3, n. 1, jan-jun, 2011. p. 205-219.
SANTOS, Daniel, professor, pesquisador e pastor, em ensaio datado de 06/18/2016, intitulado “Abraão era analfabeto?”, Wikipédia, a enciclopédia livre.
SCHAMA, Simon. A história dos judeus. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SCHOTTROFF, Luise. Asparábolasde Jesus: umanovahermenêutica. Trad. Nélio Schneider. São Leopoldo: SINODAL, 2007.
TOPEL, Marta F. As leis dietéticas judaicas: um prato cheio para a antropologia. Horizontes Antropológicos. V. 9, n. 19, 2003, p. 203-22.
ZUCK, Roy B. A interpretação bíblica: meios de descobrir a verdade bíblica. São Paulo: Vida Nova, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hilma Ranauro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado