As instâncias do discurso e o espaço-tempo escritural: uma proposta analítica para artigos acadêmicos à luz da teoria da linguagem de Benveniste
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1451Palavras-chave:
enunciação escrita, artigo acadêmico, avaliação, instâncias do discurso, espaço-tempo escrituralResumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados de nossa pesquisa de doutoramento que buscou visibilizar as contribuições da linguística benvenistiana para a análise de textos do gênero artigo acadêmico. Delimitou-se, como objetivo geral, com base nos pressupostos da Teoria da Linguagem de Émile Benveniste (1976, 1989, 2014), a proposição e a aplicação de um dispositivo analítico com categorias e descritores que instrumentalizem uma avaliação enunciativa de textos da esfera acadêmica, de modo focal artigos científicos produzidos por graduandos/graduados. Assim, esta pesquisa se insere em uma perspectiva teórica e aplicada, porque, da síntese do quadro teórico em tela, foi construído um instrumento analítico, do qual exploraremos o primeiro eixo: (1) instâncias do discurso: (1.1) quadro figurativo e (1.2) espaço- tempo escritural. Este estudo sustenta a tese de que, embora Émile Benveniste não tenha se dedicado diretamente ao estudo da escrita científica, seu posicionamento epistemológico e suas contribuições para a compreensão da linguagem e de como nela o homem se constitui como sujeito possibilitam a formulação de categorias analíticas para a avaliação de textos acadêmicos.
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