Desafios e perspectivas para o ensino médio: análise dialógica do livro de redação e do documento de referência curricular de Mato Grosso

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DOI :

https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1440

Mots-clés :

Leitura, Formação do leitor, Relações Dialógicas

Résumé

Este artigo analisa os efeitos de sentido das orientações do Documento de Referência Curricular de Mato Grosso na formação de leitores, com foco nas disciplinas eletivas dos Itinerários Formativos. Utilizando a Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, o estudo examina a interação dialógica e a visão da língua como atividade social. O corpus de análise é o livro de Redação fornecido pelo estado, comparado com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular e do Documento de Referência Curricular. Os resultados revelam divergências nas concepções de linguagem, texto, leitura e formação leitora entre o livro de Redação e os documentos institucionais, apontando para a necessidade de uma abordagem mais ampla e social da linguagem no processo de aprendizagem.

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Francieli Carolina Santos Durigon, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2007). É especialista em Linguística (2010) e Mestre em Linguística pela mesma instituição (2012). Atualmente é Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu também da UNEMAT. É professora efetiva da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, atuando no ensino de Língua Portuguesa e Produção Textual. Integra o Grupo de Estudos Políticas de Ensino de Línguas no Centro-Oeste - GEPELCO - e o Projeto de Pesquisa intitulado “A Inteligência Artificial Na Educação: Relações De Força E De Sentido”. Desenvolve pesquisas na área da Linguística, com ênfase em práticas escolares de linguagem, formação de professores, políticas linguísticas e discursos sobre o ensino de língua e escrita.

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Universida do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), com estágio de Doutorado na Universidade do Porto - Portugal. Realizou estágio de Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2024). Mestrado em Estudos de linguagem (2011) e Licenciatura em Letras (1995), ambos pela UFMT. É Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Estudos da linguagem, atuando principalmente com os seguintes temas: análise de livros e materiais didáticos; linguagem, letramentos e verbo-visualidade; práticas contemporâneas de linguagem e tecnologias digitais, sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, de Bakhtin e o Círculo. É vice-líder do Grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (Lintecla).

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Publié-e

2025-07-27

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