Challenges and perspectives for high school: a dialogical analysis of the writing book and the curriculum reference document of Mato Grosso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1440

Keywords:

Reading, Reader training, Dialogic Relations

Abstract

This article analyzes the meaning effects of the guidelines in the Mato Grosso Curriculum Reference Document on the formation of readers, with a focus on elective subjects in the Formative Itineraries. Using Bakhtin’s Dialogical Discourse Analysis, the study examines dialogical interaction and the view of language as a social activity. The corpus of analysis is the Writing book provided by the state, compared with the curricular guidelines of the National Common Curricular Base and the Curriculum Reference Document. The results reveal divergences in the conceptions of language, text, reading, and reader formation between the Writing book and the institutional documents, pointing to the need for a broader and more social approach to language in the learning process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francieli Carolina Santos Durigon, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2007). É especialista em Linguística (2010) e Mestre em Linguística pela mesma instituição (2012). Atualmente é Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu também da UNEMAT. É professora efetiva da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, atuando no ensino de Língua Portuguesa e Produção Textual. Integra o Grupo de Estudos Políticas de Ensino de Línguas no Centro-Oeste - GEPELCO - e o Projeto de Pesquisa intitulado “A Inteligência Artificial Na Educação: Relações De Força E De Sentido”. Desenvolve pesquisas na área da Linguística, com ênfase em práticas escolares de linguagem, formação de professores, políticas linguísticas e discursos sobre o ensino de língua e escrita.

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Universida do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), com estágio de Doutorado na Universidade do Porto - Portugal. Realizou estágio de Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2024). Mestrado em Estudos de linguagem (2011) e Licenciatura em Letras (1995), ambos pela UFMT. É Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Estudos da linguagem, atuando principalmente com os seguintes temas: análise de livros e materiais didáticos; linguagem, letramentos e verbo-visualidade; práticas contemporâneas de linguagem e tecnologias digitais, sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, de Bakhtin e o Círculo. É vice-líder do Grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (Lintecla).

References

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.

BAKHTIN, Mikail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética (A teoria do romance). 5 ed. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002. p. 71-210.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direto do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5 ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2013.

Brait, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

Brait, B. Análise e teoria do discurso. In: Brait, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: ago. 2023.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

COSTA, E. P. M. da. Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des) construção da compreensão ativa e criadora do texto. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], v. 13, n. 2, p. Port. 32–54 / Eng. 30, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/35346. Acesso em: 13 fev. 2024.

COSTA, E. P. M. da. Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica. 2016. 268 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: [https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/18897]. Acesso em: 02 out. 2023.

FERNANDES, M. Redação: interpretação e produção de texto/Maria Fernandes – Curitiba: Divulgação Cultura, 2022.

FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística II: Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.

GERALDI, J. W. Sobre a leitura na escola. In: GERALDI, J. W. (org). et al. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.

GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. Glossário. In. VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; Ensaio introdutório de Sheila Grillo - São Paulo: Editora 34, 3ª edição, 2021. p. 353-370.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Editora Cultrix, 1995.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: concepções para a educação básica, 2021. Disponível em: [https://sites.google. com/view/bnccmt/ensino-m%C3%A9dio] Acesso em: 10 ago. 2023.

MATO GROSSO. Plano Estadual de Recomposição de Aprendizagem. Orientativo enviado às escolas. Secretaria do Estado de Mato Grosso. 2023. (Documento interno)

ROHLING, N. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014. DOI: 10.26512/les. v15i2.7561. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7561. Acesso em: 14 fev. 2024.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; Ensaio introdutório de Sheila Grillo - São Paulo: Editora 34, 3ª edição, 2021.

Published

2025-07-27

Issue

Section

Articles