A ciência, a história da ciência e o seu ensino

Autores

  • Cristina Altman Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.506

Palavras-chave:

Historiografia Linguística, ensino da Linguística, manuais de Linguística.

Resumo

O artigo propõe que a descontinuidade percebida entre a prática científica em Linguística e sua trajetória histórica deva ser superada e que é em uma situação de ensino que essa conexão pode, de forma privilegiada, se restabelecer. Entendendo o termo ‘linguística’ de forma ampla, tanto como o conhecimento produzido pelo homem sobre a linguagem e as línguas, quanto como disciplina introdutória e obrigatória da formação em Letras, sugerem-se algumas diretrizes que podem subsidiar seu ensino, a partir de princípios gerais compartilhados pelos historiógrafos da linguística.

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Biografia Autor

Cristina Altman, Universidade de São Paulo (USP)

Cristina Altman é professora titular do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1983. Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Linguística pelas Universidades Católica de Louvain (Leuven, Bélgica) e de São Paulo (1993). Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Harvard e no M.I.T. (1999); na Universidade de Amsterdam (2006); no Instituto Iberoamericano de Berlin em duas ocasiões (2009 e 2014) e na Tokyo University of Foreign Studies (2010). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Pragmática, e trabalha principalmente em torno dos seguintes temas: historiografia linguística, linguística brasileira, gramáticas coloniais sulamericanas, estruturalismo linguístico.

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Publicado

2021-06-06