The initial writing in the context of PEJA: junction mechanisms and discursive traditions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1460

Keywords:

Heterogeneous writing, Junction mechanisms, Discursive traditions

Abstract

This article presents the results of a quantitative-qualitative analysis of junction mechanisms (JMs) in narrative and prescriptive Discursive Traditions (DTs), produced by adults in the context of the Youth and Adult Education Program (PEJA - UNESP/ Assis). The theoretical framework is based on the concept of heterogeneous writing (Corrêa, 2004) and writing acquisition (Lemos, 1998), situated within the context of Discursive Traditions (Lopes-Damasio, 2019, 2022), and critically engages with Kabatek’s proposal (2005a/b). This analysis focuses on the phenomenon of sentence juncture, approached through JMs (Raible, 2001; Halliday, 1985; Kortmann, 1997), within a linguistic-discursive perspective on repetition spaces. The results show the compositional principle of DTs, indicating that the narrative DT shapes the prescriptive one.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lúcia Regiane Lopes-Damasio, universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Linguística e professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp). É docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/Unesp) e do Programa de Mestrado Profissional (ProfLetras). É coordenadora do Projeto “Escrita e tradição discursiva no ensino”, vinculado ao Programa Nova Geração de Pesquisadores (FAPESP, 2022/02850-0). Desde 2021 coordena o Programa de Educação de Jovens e Adultos (FCL/Unesp). Tem experiência na área de Linguística, atuando sobretudo nos temas: aquisição da escrita, tradição discursiva, mecanismos de junção, mudança linguística e relação fala/oralidade e escrita/letramento.

Manuella Fernanda Mendonça Gava, universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestranda e bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Unesp/São José do Rio Preto), e licenciada em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Ciências e Letras (Unesp/Assis). Participa do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Linguagem” (GPEL/CNPq), coordenado por Chacon, e do Projeto “Escrita e tradição discursiva no ensino” (FAPESP, 2022/02850-0), coordenado por Lopes-Damasio. Atua como educadora no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), ao qual se vinculam suas pesquisas de iniciação científica (2023) (FAPESP, 2023/02331-6) e de mestrado.

References

BYBEE, J. Mechanisms of Change Grammaticalization: the role of frequency. In: JOSEF, B.; JANDA, R. (Ed.). The Handbook of historical linguistics. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2003. p. 602-623.

CHACON, L. A escrita como acontecimento: uma proposta de sistema conceitual. (apresentação em congresso). In: VII Semana de Letras da FCL Assis, Assis, 2024.

CHACON, Lourenço. A relação fala/escrita em dados não-convencionais de escrita infantil. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01-17, 2021.

CHACON, Lourenço. Instabilidades da linguagem: discurso, língua e suas relações. 2017.

COSERIU, E. Creatividad y técnica lingüística. Los tres niveles del lenguaje. In: COSERIU, E. Lecciones de linguística general. Madrid: Gredos, 1981. p.269-286.

CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. SP: Martins Fontes, 2004.

GAVA, M. F. M. Mecanismos de junção e(m) textos das Tradições Discursivas narrativa e prescritiva: um olhar para escrita inicial em contexto do PEJA. Relatório de Iniciação Científica. Universidade Estadual Paulista, Assis, 2023.

HALLIDAY, M. A. K. Above the clause: the clause complex. In. An introduction toFuncional Grammar. New York: Arnold, 1985.

KABATEK, J. Tradição discursiva e gênero. In: LOBO, T. et al. Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012.

KABATEK, J. Tradiciones discursivas y cambio lingüístico. Lexis XXIX. 2, p. 151- 177, 2005a.

KABATEK, J. Sobre a historicidade dos textos. Linha D’Água, São Paulo, n. 17, p. 157-170, 2005b.

KOCH, P; OESTERREICHER, W. Lingua hablada en la romania: Espanol, Francés, Italiano. 1ª ed. Madrid: Editorial Gredos, 2007.

KORTMANN, B. Adverbial Subordination: a typology and History of Adverbial SubordinatorsBased on European Languagens. Berlin-New York, Mouton de Gruyter, 1997.

LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição da escrita. Algumas questões. In: ROJO, R. (Org.). Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

LONGHIN-THOMAZI, S. R. Junção e(m) aquisição: aspectos morfossintáticos e cognitivos. Gragoatá, Niterói, n. 30, p. 221-238, 2011a.

LONGHIN-THOMAZI, S. R. Aquisição de tradições discursivas: marcas de uma escrita heterogeneamente constituída. ALFA: Revista de Linguística, v. 55, n. 1, p. 225-248, 2011b.

LOPES-DAMASIO, L. R. Escrita infantil: junção e tradição discursiva [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2022.

LOPES-DAMASIO, L. R. O movimento linguístico-discursivo na aquisição da escrita:uma abordagem dos mecanismos de junção aditivos na construção de sentidos no texto. Filologia e Linguística Portuguesa (Online), v. 21, p. 147-170, 2019.

LOPES-DAMASIO, L. R. Para uma abordagem linguístico-discursiva da justaposição oracional: oral e escrito em práticas de letramento. ALFA: Revista de Linguística, v. 60, n. 2, 2016.

LOPES-DAMASIO, L. R. Junção em contexto de aquisição de escrita: uma abordagem das tradições discursivas. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 1371-1386, 2014.

LOPES-DAMASIO, L. R.; PEDRO, C. da C. A materialidade linguística pelo viés da opacidade: uma abordagem da aquisição da escrita. Revista da ABRALIN, [S. l], v. 23, n. 2, p. 797-821, 2024.

LOPES-DAMASIO, L. R.; SANTANA, M. D. For a discursive-linguistic approach to junction: analysis of linking mechanisms in narrative and argumentative discursive traditions. Revista do GEL, v. 21, n. 1, p. 170-196, 2024.

LOPES-DAMASIO, L. R.; SILVA, P. C. S. Causa em aquisição da escrita: processos juntivos. Cadernos de Letras UFF, Niterói, v. 27, n. 55, p. 109-133, 2018.

MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: Atividades de textualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, L. Oralidade e escrita. (Texto da Conferência pronunciada no I Colóquio Franco-brasileiro sobre Linguagem e Educação. UFRN, 26-28 de junho, 1997, p. 1-17).

OLIVEIRA, G. C. de. O papel das tradições discursivas orais na aquisição da escrita em contexto do P.E.J.A. Dissertação. Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2024.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7ª ed. Trad. de E. Orlandi. São Paulo: Pontes, 2015.

PEZATTI, E. G, LONGHIN-THOMAZI, S. R. As construções coordenadas. In: Ilari R, Neves M. H. M. Gramática do Português culto falado no Brasil: classes de palavras e processos de construção. Campinas: Ed. da UNICAMP; 2008. p. 865-936.

RAIBLE, W. Linking clause. In. HASPELMATH et al. Language Typology andLanguage Universals. Berlin e New York: Walter de Gruyter, Vol. 1, 2001, p. 590- 617.

SANTANA, M. D. Uma abordagem linguístico-discursiva da junção na escrita infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2022.

SILVA, B. P. O sentido de tempo na tradição discursiva narrativa: uma abordagem linguístico-discursiva da escrita inicial no Ensino Fundamental I. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.

TAURA, L. G. Tradição discursiva, variedade linguística e ensino. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Assis: Universidade Estadual Paulista, Assis, 2019.

Published

2025-07-27

Issue

Section

Articles