Idiomaticity in Construction Grammar: the counter-expectation construction with “bem” under a semantic-pragmatic analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2024n66.1360

Keywords:

Idiomaticity, Bem, Construction Grammar

Abstract

This study aims to investigate a particular idiom that occurs in some varieties of Brazilian Portuguese and is characterized by the presence of the item “bem” (lity ‘well’), as in “Eu bem vendi o colar que ela gostou” (literally, “I well sold the necklace that she liked”) and “Meu nariz bem sangrou” (literally, “My nose well bled”). In such sentences, meanings canonically associated with the item “bem” (such as manner, intensity or precision/focus) cannot be identified. In this paper, which relies on the framework of Usage Based Construction Grammar, it is argued that all sentences manifesting the non-canonical usage of ”bem” are instances of one single grammatical construction, which we call the Counter-expectation Construction with Bem (CCB). On an exploratory basis, a qualitative-interpretative analysis based on data from different corpora was conducted to generate a hypothesis regarding the semantic-pragmatic import of the construction. We propose that it is responsible for signaling counter-expectation and functions as a as a trigger of negative presupposition. To test this hypothesis, an offline forced-choice experiment was carried out comparing sentences with and without the CCB. The results provide significant evidence for this hypothesis.

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Author Biographies

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da UFRJ, membro titular do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e um dos coordenadores do LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva). No primeiro semestre de 2023, atuou como Pesquisador Visitante na Universidade de Lancaster (Reino Unido), onde realizou estágio de pós- doutoramento desenvolvendo pesquisa sobre construções idiomáticas de intersubjetividade. É Professor Adjunto da UFRJ, membro titular do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e um dos coordenadores do LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva). No primeiro semestre de 2023, atuou como Pesquisador Visitante na Universidade de Lancaster (Reino Unido), onde realizou estágio de pós-doutoramento desenvolvendo pesquisa sobre construções idiomáticas de intersubjetividade. Com atuação inserida no campo da Linguística Baseada no Uso (Linguística Cognitiva, Gramática de Construções, modelos baseados no uso), interessa-se principalmente pelos seguintes temas: (1) construções de intersubjetividade; (2) Linguística Baseada no Uso e ensino; e (3) relação entre semântica cognitiva e Gramática de Construções.

Clara Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É graduada em Licenciatura em Letras - Português/Literaturas pela Faculdade de Letras da UFRJ, realiza, como integrante do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (Linc), pesquisa, no nível de mestrado, em Gramática de Construções, sob orientação do Prof. Dr. Diogo Pinheiro. Mais especificamente, estuda a Construção de Contraexpectativa com Bem e a Construção Bem Que X do português brasileiro. Além disso, atua também como monitora de produção textual na Escola Politécninca de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Brendha Portela, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É mestre e doutoranda em Linguística, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, graduada Summa Cum Laude em Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UFRJ) e integrante do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LINC). Desde 2017, pesquisa na área de Gramática de Construções, sob orientação do Prof. Dr. Diogo Pinheiro. É membro da Comissão Permanente de Organização de Eventos do PosLing- UFRJ e da equipe editorial da revista Linguística Rio. Além disso, atuou como monitora bolsista de Fundamentos da Linguística na UFRJ, como monitora bolsista de Língua Inglesa no CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) e como monitora voluntária de produção textual em turma de EJA na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

References

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Published

2024-01-27

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Section

Articles