A escrita inicial em contexto do PEJA: mecanismos de junção e tradições discursivas
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1460Palavras-chave:
Heterogeneidade da escrita, Mecanismos de junção, Tradição discursivaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma análise quantitativo-qualitativa dos mecanismos de junção (MJs) em textos das Tradições Discursivas (TDs) narrativa e prescritiva, produzidos por adultos, em aquisição da escrita, inseridos no Programa para Educação de Jovens e Adultos (PEJA - UNESP/Assis). O quadro teórico apoia- se no conceito de heterogeneidade da escrita (Corrêa, 2004), e de aquisição da escrita (Lemos, 1998), em um espaço caracterizado pelas Tradições Discursivas (Lopes- Damasio, 2019, 2022), a partir de um diálogo crítico com a proposta de Kabatek (2005a/b). Nesse universo, a análise fundamenta-se no fenômeno da junção oracional, compreendida a partir dos MJs, (Raible, 2001; Halliday, 1985; Kortmann, 1997), tomados, numa abordagem linguístico-discursiva, em espaços de repetibilidade. Os resultados apontam para atuação do princípio de composicionalidade das TDs, ao sinalizar que a TD narrativa compõe a prescritiva.
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