Meme Pfizer: efeitos de sentidos possíveis no “e-mail 1” produzido pelo humorista Esse Menino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1448

Palavras-chave:

meme Pfizer, E-mail 1, discurso Esse Menino, contexto pandêmico

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os movimentos do sujeito-humorista nos quais ele inscreve-se em uma Formação discursiva do humor, a partir do vídeo- meme nominado Pfizer, produzido por Esse Menino – Rafael Chalub. Para tanto, pautamo-nos na Análise de Discurso materialista, a partir da qual são mobilizados os conceitos de condições de produção e circulação do vídeo, as noções-conceito de formações imaginárias, memória e resistência, considerando a posição sujeito humorista que joga com a linguagem e com outras possibilidades de sentidos. Em termos de recorte, o gesto analítico voltar-se-á para o “E-mail 1”, parte inicial do vídeo, no qual o sujeito-humorista (en)cena as “possíveis” negociações entre a multinacional Pfizer e o presidente da República na época, Jair Messias Bolsonaro. Consideramos que o humor pode ser compreendido como posição de resistência na/ pela linguagem, determinada pelas condições de produção do contexto pandêmico e por deslizamentos de sentidos, entrelaçando política, cotidiano e humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM e nos cursos de pós- graduação do PLE/UEM, experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Doutora em Linguística Aplicada (área: Ensino- aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP.

Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda e Bolsista da Capes no Programa de Pós-graduação em Letras da UEM (CAPES 6) Campus Maringá/PR. Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com área de concentração em Estudos da Linguagem, linha de pesquisa Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino (Unioeste-CAPES 5), Campus de Cascavel/PR (2020/2022). Professora concursada na Prefeitura de Ubiratã.

Referências

AGÊNCIA SENADO. Representante da Pfizer diz que ofertas de vacina ao governo brasileiro previam entregas em 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2021/05/representante-da-pfizer-diz-que-ofertas-de-vacina-ao-governo-brasileiro-previam-entregas-em-2020. Acesso em: 26 nov. 2024.

CARROZZA, Guilherme; SANTOS, Mirian dos. Da repetição ao deslocamento: uma análise do funcionamento dos memes. In: FERREIRA, Ana Cláudia; MARTINS, Ronaldo Teixeira (Orgs). Linguagem e tecnologia. Campinas: Editora RG, 2012. p. 95-108.

CORREIO BRAZILIENSE. Disponível em: https://www.correiobraziliense. com.br/politica/2021/06/4932143-lista-de-e-mails-da-pfizer-ignorados-pelo- governo-aumenta-sao-101-tentativas.html. Acesso em: 26 nov. 2024.

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2007.

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.

ESSE MENINO. Meme Pfizer. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rWj9meqOQrM. Acesso em: 29 nov. 2024.

LAGAZZI, Suzy. Paráfrases da imagem e cenas prototípicas em torno da memória e do equívoco. In: Análise do Discurso em Rede Cultura e Mídia. Giovanna G. Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckell; Solange Maria Leda Gallo (Orgs.). Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2015.

LAGAZZI, Suzy. O recorte significante da memória. In: INDURSKI, Freda et al. (orgs). O Discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Editora Claraluz, 2009. p. 67-78

LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. A discussão do sujeito no movimento do discurso. Tese de doutorado Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem. Campinas, SP: [s. n.], 1998.

LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina. O corpo enquanto objeto discursivo. In: PETRI, V.; DIAS, C. (Orgs.). Análise do discurso: teoria, método e análise. Santa Maria: EDUFSM, 2013.

ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso – princípios e procedimentos. Campinas - SP: Pontes, 1999.

ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. A leitura proposta e os leitores possíveis. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. 5. ed. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi, Lourenço Chacon Jurado Filho, Manoel Luiz Gonçalves Corrêa; Silvana Mabel Serrani. Campinas, SP: Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Orlandi. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006.

PÊCHEUX, Michel. Apresentação da AAD. In: GADET, F., HAK, H. Por uma análise automática do discurso (Uma introdução à obra de Michel Pêcheux). Campinas: Pontes, 1990a.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. In: Cadernos de Estudos Lingüísticos, n. 19, p. 7-24, jul./dez. 1990b.

PODER. Governo Bolsonaro recusou a vacina a 50% do valor pago por EUA e Europa. Disponível em: https://www.poder360.com.br/governo/governo-bolsonaro-recusou-vacina-a-50-do-valor-pago-por-eua-e-europa/ . Acesso em: 26 nov. 2024.

SANAR. O Brasil é referência em vacinação e a equipe multidisciplinar de saúde tem um papel fundamental entenda. Disponível em: https://blog.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/brasil-referencia-mundial-em-vacinacao-entenda-papel-da-equipe-multidisciplinar-de-saude. Acesso em: 26 nov. 2024.

Downloads

Publicado

27.07.2025

Edição

Seção

Artigos