Práticas de Ensino da Escrita no Ensino Secundário Geral em Moçambique: Desafios e Contextos na Redacção de Textos – Análise com Alunos e Professores da 7.ª Classe na Escola Secundária da Manga, Beira
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1438Palavras-chave:
Ensino da Escrita, Desafios na Redacção, Ensino SecundárioResumo
Este artigo analisa as práticas de ensino da escrita na 7ª classe da Escola Secundária da Manga, na cidade da Beira, com foco na eficácia das metodologias e nos desafios enfrentados pelos alunos na redacção de textos. Utilizando uma abordagem mista, o estudo combinou entrevistas com professores, observações de aulas e um exercício de avaliação diagnóstica de escrita (ditado). Os resultados revelam que, embora os professores utilizem uma variedade de estratégias pedagógicas, há uma necessidade crítica de recursos didácticos adequados e maior engajamento dos alunos. As práticas observadas incluem métodos expositivos e actividades colaborativas, que mostram eficiência, mas ainda enfrentam limitações contextuais. As conclusões destacam a importância de investir na formação contínua dos professores e de de, senvolver estratégias pedagógicas inovadoras para tornar o ensino da escrita mais eficaz e atraente para os alunos.
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