Questões de leitura e semântica no ensino de Língua Portuguesa: convergências e divergências entre Brasil e Cabo Verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n66.1365

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Lusofonia, Semântica

Resumo

Entendemos o livro didático como lócus privilegiado para a percepção da identidade linguística, mas é espaço de reflexões lusófonas? Este trabalho apresentará uma análise das estratégias de leitura, especialmente as relacionadas às questões semânticas para análise de pontos de identidade no ensino de língua portuguesa no Brasil e em Cabo Verde. Para tanto, elegemos “Português: conexão e uso”, 7º ano: ensino fundamental anos finais, de Dileta Delmato e Laiz B. de Carvalho (2018) – Brasil, e “Língua Portuguesa: por novos caminhos”, 7º ano, de Margarida Santos e Rosa Santiago (2020) – Cabo Verde. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos os postulados de Köerner (1996) e Batista (2013), considerando-se a contextualização do período; a descrição das obras analisadas, nas quais focalizaremos as estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) e, nestas, as questões semânticas (MARQUES, 1996), buscando confluências e divergências de identidade (BRITO, 2013). Desse modo, esperamos contribuir com a compreensão do ensino de língua portuguesa, pautado na identidade lusófona em ambos os países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sônia Maria Nogueira é doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, com estágio de doutorado nas Universidades de Letras e de Educação do Porto/Portugal. Atualmente, é professora Adjunta IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, onde atua como docente e pesquisadora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLe. Consultora ad hoc da Fundação de amparo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Parecerista de revistas científicas especializadas. Pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA- UEMASUL, Sócia-Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Historiografia da Língua Portuguesa – GPeHLP) do IP-PUC/SP. Possui livros e capítulos de livros publicados e artigos em periódicos nacionais e internacionais. As áreas de investigação são em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Historiografia linguística, Linguagem, Memória, Gramaticografia maranhense, Semântica e Ensino.

Patrícia Leite Di Iorio , Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (1992), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente, é professor Ensino Fundamental – Anos Finais – Colégio Brasilis, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. É Assessora da Diretoria de Regulação da Cruzeiro do Sul Educacional onde desenvolve trabalhos com avaliação de cursos desde 2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Escrita, Metodologia do Ensino de Português, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, ensino de língua portuguesa, historiografia da língua portuguesa e ethos.

Referências

AULETTE digital. Dicionário Caldas Aulette. https://www.aulete.com.br/

BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Introdução à historiografia da linguística. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, MEC, 1996.

BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em Acesso em 2 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRITO, Regina Pires de. Língua e identidade no universo da lusofonia: aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Terracota, 2013.

CABO VERDE. Constituição da República de Cabo Verde. 2010. Disponível em <https://www.parlamento.cv/downloads/Constitui%C3%A7%C3%A3o%20da%20Rep%C3%BAblica%20de%20Cabo%20verde,%202010.pdf>. Acesso em 2 fev. 2022.

CABO VERDE. Carta política educativa. 3 de agosto de 2017. Disponível em https://minedu.gov.cv/media/carta/2020/10/05/Carta_Poltica_Educativa.pdf. Acesso em 2 fev. 2022.

CABO VERDE. Decreto Legislativo nº 13, de 07 de dezembro de 2018, que altera as Bases do Sistema Educativo. B. O. da República de Cabo Verde. I Série. Nº 80. p. 1934-1938. Disponível em <https://minedu.gov.cv/media/orientacao/2020/10/06/Decreto-legislativo_n%C2%BA_13_2018_LBSE.pdf>. Acesso em 2 fev. 2022.

CANÇADO, Marcia. Manual de Semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2012.

DELMANTO, Dileta; CARVALHO, Laiz B. de. Português: conexão e uso. 7º ano: ensino fundamental, anos finais. Manual do professor. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em <https://saber.com.br/obras/PNLD/PNLD_2020/PORTUGUES_CONEXAO_USO/7ANO/PNLD20_Port_Conexao_Uso_7ano_MatDigProf.pdf>. Acesso em 2 fev. 2022.

FERRAREZI JR, Celso. Semântica. São Paulo: Parábola, 2019.

HENRIQUES, Cláudio Cezar. Léxico e semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

KÖERNER, E. F. Konrad. Questões que persistem em Historiografia Linguística. Trad. de Cristina Altman. ANPOLL. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Lingüística 2. 1996. p. 45-70.

LYONS, J. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à Semântica. 3. Jorge Zahar Editor. 1996

SANTOS, Margarida; SANTIAGO, Rosa. Língua portuguesa: por novos caminhos. 7º ano de escolaridade. MEC: Cabo-Verde, 2020. Disponível em: <https://minedu.gov.cv/manuais41>. Acesso em: 2 fev. 2022.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SWIGGERS, Pierre. A historiografia da linguística: objeto, objetivos, organização. Confluência, nº 44-45 – 1º e 2º semestre de 12013. Disponível em <https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/602>. Acesso em: 2 fev. 2022.

VALENTE, André. A língua nossa de cada dia. 3.ed. Rio de Janeiro. Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

05.01.2024 — Atualizado em 27.01.2024

Edição

Seção

Artigos