A literacia da leitura em comandos de leitura do livro didáctico de português da 8.ª Classe em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2024n66.1361

Palavras-chave:

Compreensão na leitura, Literacia da leitura, Livro Didático

Resumo

Este trabalho objectiva analisar a abordagem dos comandos de compreensão de leitura do manual de português da 8.ª classe, refletindo em torno da promoção de práticas da literacia da leitura no ensino da Língua Portuguesa em Moçambique. Analisamos os comandos, segundo os critérios de avaliação da leitura propostos pelo PISA, tendo em conta as estratégias cognitivas e os processos mentais que o leitor mobiliza quando lê e que podem focar-se na utilização de conteúdo do texto ou em conhecimentos que estão para além do texto. Foram consideradas três categorias, localizar e recuperar, integrar e interpretar e refletir e avaliar. A partir das discussões aqui realizadas, evidenciamos que as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de promoção de práticas de literacia da leitura e consequentemente para o desenvolvimento de uma leitura de matérias escritos para fins utilitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brain Daniel Tachiua, Universidade Licungo

É doutor em Ciências de Educação – Literacias, Professor Auxiliar na Faculdade de Educação da Universidade Licungo.

Jerónimo Pascoal Balata, Universidade Licungo

É graduado em Ensino de Português com Habilitação em Ensino de Português Língua Estrangeira pela Universidade Licungo (UL), Faculdade de Educação, sediada na cidade de Quelimane- Moçambique. Actualmente é Consultor-chefe do projecto em andamento “Consultoria e Mentoria em Letras JPBalata, com enfoque em línguas (Bantu, Portuguesa, Inglesa e francesa) Presencial/Virtual, importa referir que ainda não foi credenciado.

Referências

AZEVEDO, F., & SARDINHA, M. d. Modelos e práticas em literacia. Lisboa_ Porto: Lidel _ edições técnica, ida, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1990.

CARVALHO, C., & SOUSA, O. C. Literacia e ensino da compreensão na leitura. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2011.

DELGADO-MARTINS, M. R. & FERREIRA, H.G. Português corrente: estilos do português no ensino secundário. Editorial Caminho, SA. 2006.

DOUTOR, C. S. Vivendo e Aprendendo: A literacia ao longo da vida. Escola Superior de Educação e Comunicação. Faro, 2013.

GOMES, M. C. Percursos de literacia. Sociologia, problemas e práticas. n.º 47, pp.69-97, 2005.

INDE/MINED– Moçambique. Português, Programa da 8ª Classe. DINAME: INDE/MINED – Moçambique, 2010.

LOPES-ROSSI M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textual. Taubaté/SP: Cabral editora e Livraria Universitária, 2002.

MANJATE, T. (s.d.). Leituras e escritas em movimento, em Moçambique. Pontos de Interrogação, v. 10, n. 2, Edição Especial, jul.-dez., p. 107-119, 2020.

MARCUSCHI, L. A Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Editora Parábola, 2005.

MARÔCO, J., GONÇALVES, C., LOURENÇO, V. & MENDES, R. (2016). PISA 2015 – Portugal. Vol. 1. Literacia científica, literacia de leitura & literacia matemática. Lisboa. IAVE.

MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas. Maringá, Paraná, Brasil: Revista Unimar, 1995.

MOÇAMBIQUE, Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação (MINED/INDE). Plano Curricular do Ensino Secundário Geral- Documento orientador, Política, Estrutura, Plano de Estudos e estratégias de Implementação. Maputo: Diname, 2007.

PERREIRA, E. C.-W. Português 8ª Classe. Texto Editores, 2021.

SANTOS, N. & GOMES, I. Literacia: Da escola ao trabalho. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UFP, 2004.

SEMECHECHEM, J. A. Compreender e interpretar, construir significados e produzir sentidos: Um enfoque em perguntas de leitura. Maringá – Paraná - Brasil: CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2009.

TACHIUA, B. D. Práticas de ensino da leitura no ensino secundário geral em Moçambique: Perspectivas de alunos e professores. Universidade de Minho, Portugal, 2021.

Downloads

Publicado

27.01.2024

Edição

Seção

Artigos