As categorias analíticas na Historiografia Linguística: um estudo em dissertações e teses na área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2024n66.1359

Palavras-chave:

Historiografia Linguística, Categorias de análise, Dissertações, Teses

Resumo

O objetivo do texto em tela é apresentar um estudo sobre as categorias analíticas mais recorrentes em trabalhos da Historiografia Linguística (doravante, HL), a partir da observação de materiais produzidos por pesquisadores da área. Nesse sentido, buscou-se, por meio de um levantamento em materiais como dissertações e teses, produzidas entre os anos de 2005 e 2020, investigar quais as categorias mais recorrentes nesses materiais e que noções conceituais estão ligadas a elas. A pesquisa contou com um corpus constituído por 67 dissertações e 31 teses. O estudo foi baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da HL (ou caros a ela) e, por meio deles, intentou-se promover uma reflexão, mesmo que introdutória, sobre os recursos que auxiliam o historiógrafo na organização e na interpretação dos dados de uma pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meryane Sousa Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal do Piauí (concluído no ano de 2013), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (concluído no ano de 2017) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (concluído no ano de 2022). Atualmente é professora da eduação básica. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia linguística e gramática brasileira.

Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Piauí (2004); Mestrado em Letras também pela Universidade Federal do Piauí (2006); Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é professor associado-nível II, na UFPI. Atua, na graduação, com as seguintes disciplinas: Língua e Cultura Latina; Formação Histórica da Língua Portuguesa; Introdução à Historiografia Linguística e Gramaticologia da Língua Portuguesa. Na pós-graduação, atua com as disciplinas: Teorias Linguísticas e Historiografia Linguística.

Referências

ALTMAN, Cristina. A pesquisa linguística no Brasil (1968-1988). São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1998.

ALTMAN, Cristina. A ciência, a história da ciência e o seu ensino. Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Literário Português, Especial 30 anos, 2021, p. 233-257.

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Analisando os dados na pesquisa qualitativa. In: Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação III. 2013.

COELHO, Olga; NÓBREGRA, Rogério; ALVES, Bruno Fochesato. A técnica de mapeamento de produção linguística: exemplificação em um estudo de caso. In: Fontes para a Historiografia Linguística: caminhos para a pesquisa documental. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

KOERNER, E. F. K. Questões que persistem na Historiografia Linguística. In: Quatro décadas de Historiografia Linguística: estudos selecionados. Centro de Estudos em Letras: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014 [1995]. p. 45-63.

MURRAY, Stephen O. Theory Groups in Science. In: Theory Groups and The Study of Language in North America. John Benjamins Publishing Company: Amsterdam/Philadelphia. 1994. p. 1-26.

OLIVEIRA, Meryane S. A Historiografia Linguística no Brasil (1993- 2020): um estudo acerca da recepção de ideias e da produção de materiais ao longo de quase três décadas de implantação da área. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Piauí, 2022.

SWIGGERS, Pierre. Modelos, Métodos y Problemas em la historiografia de la linguística. Nuevas Aportaciones a la historiografia linguística. Actas del IV Congresso Internacional de la SEHL. La Laguna (Tenerife), 22 al 25 de octubre de 2003. 2004, p. 113-146.

SWIGGERS, Pierre. Le métalangage de la linguistique: réflexions à propos de la terminologie et de la terminografie linguistiques. Revista do Gel. v.7, n.2, 2010a, p. 9-29.

Relação das dissertações e teses

BECCARI, Alessandro Jocelito. Uma tradução da Grammatica Speculativa de Tomás de Erfurt para o português: acompanhada de um estudo introdutório. Notas e Glossário. Tese de Doutorado. UFPR - Universidade Federal do Paraná. 2013, 500F.

BORGES, Patrícia de Souza. Línguas africanas e português brasileiro: análise historiográfica de fontes e métodos de estudos no Brasil (séc. XIX-XXI). Dissertação de Mestrado. USP - Universidade de São Paulo. 2015, 238f.

CASTRO, Giselle Trajano Ignacio. Gramática da língua inglesa no Brasil oitocentista: descrição e análise. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal Fluminense. 2019. 214f.

FERNANDES, Victor Hugo Ramão. Concepções linguísticas dos séculos XVI e XXI: o pronome numa perspectiva historiográfica. Dissertação de mestrado. PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2018, 110f.

MENDES, Maria de Fátima. Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga: um estudo historiográfico dos recursos linguísticos e argumentativos. Tese de Doutorado. PUC-SP -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2010, 358f.

MOREIRA, Patrícia Verônica. Historiografia-linguística do Morfologia do conto maravilhoso de Vladimir Iakovlevich Propp. Dissertação de Mestrado. UFG - Universidade Federal de Goiás. 2014, 115f.

NETO, João Coelho da Rocha. A Língua Portuguesa no Brasil e os elementos históricos representativos da identidade do homem nordestino em “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Dissertação de Mestrado. PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008, 142f.

PEIXOTO, Davi Silva. A Construção da Argumentação no Sermão da Primeira Dominga do Advento: um Estudo Historiográfico. Dissertação de Mestrado. PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008, 68f.

PIO, Gláucia Castro Aguiar. Estudo historiográfico do tratamento dado às categorias Gênero e Número dos substantivos simples na GHLP. Dissertação de Mestrado. UFPI - Universidade Federal do Piauí. 2017, 145f.

POLACHINI, Bruna Soares. Uma história serial e conceitual da gramática brasileiras oitocentista de língua portuguesa. 2018. Tese de Doutorado. USP – Universidade de São Paulo. 2018, 450.

SANTOS, Barbara Poubel dos. O Imperial Instituto de Meninos Cegos (1854): uma análise pela Historiografia Linguística. Dissertação de Mestrado. UFF - Universidade Federal Fluminense. 2020, 120f.

SANTOS, Flavia Karla Ribeiro. O conceito de figuratividade e as práticas de institucionalização da semiótica no Brasil e na França. Tese de Doutorado. UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2020, 348f.

SILVA, Paulo Henrique Gonçalves Oliveira da. Ideias linguísticas no século XVI: o pensamento de João de Barros – uma análise pela Historiografia da Linguística. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2016, 88f.

SILVA, Leonardo Gueiros da. Da emergência à legitimação da tradição sociodiscursiva na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para reflexão sobre ensino de língua portuguesa (1970-1999). 2019. Tese de Doutorado. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. 2019, 250f.

TORELLI, Lygia Rachel Testa. Definir e exemplificar: estratégias didáticas no Curso de Linguística Geral (1907). Dissertação de mestrado. USP – Universidade de São Paulo. 2015, 228f.

Downloads

Publicado

27.01.2024

Edição

Seção

Artigos