Toponomastics, interdisciplinarity and teaching: essays on pedagogical proposals of the BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2024n66.1345

Palavras-chave:

Toponomástica, Interdisciplinaridade, Ensino, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

This article aims to reflect and suggest how the toponymic lexicon can be used in schools. Therefore, it presents a theoretical approach to Toponomastics (DICK, 1990a, 1990b; TRAPERO, 1995, 1999; CABRERA, 2002-2003) and its interdisciplinary character and its relation to education. In addition, a study of competencies in languages and their technologies, as well as Social and Applied Human sciences, provided for in the Brazilian Common National Curricular Base (BNCC), is presented. It is a qualitative, documentary research. It proposes some interdisciplinary pedagogical workshops to approach the names of places in school (CARLOS, 2007; THEISEN, 2008; FAZENDA, 2012), aimed at high school and related to the competencies presented by the BNCC. The study of the document has shown that interdisciplinarity is the proposed pedagogical approach and organize principle of the curriculum for this level of basic education. The choice to present toponomastic studies in the form of workshops is because they are group activities that promote the linking of knowledge between school subjects such as Portuguese, History and Geography, and also contribute to the development of the skills and abilities envisioned by the BNCC.

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TOPONOMÁSTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO: ENSAIOS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA BNCC

O objetivo deste artigo é suscitar reflexões e apresentar propostas de como trabalhar o léxico toponímico na escola. Para tanto, apresenta-se uma abordagem teórica sobre a Toponomástica (DICK, 1990a, 1990b; TRAPERO, 1995, 1999; CABRERA, 2002-2003) e seu caráter interdisciplinar, assim como sua relação com o ensino. Ademais, expõe-se um estudo das competências para as áreas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é de base qualitativa, do tipo documental. Para abordar o estudo dos nomes de lugares na escola, são propostas oficinas pedagógicas interdisciplinares (CARLOS, 2007; THIESEN, 2008; FAZENDA, 2012), direcionadas à etapa do ensino médio e relacionadas às competências apresentadas pela BNCC. O estudo do documento demonstrou que a interdisciplinaridade é a abordagem pedagógica sugerida e o princípio organizador do currículo dessa etapa da educação básica. A escolha de apresentar os estudos toponomásticos por meio de oficinas se deve ao fato de que elas são atividades em grupos que promovem a articulação de conhecimentos entre as disciplinas escolares, como Língua Portuguesa, História e Geografia, além de contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela BNCC.

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Original em inglês.

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Biografia do Autor

Anna Inez Alexandre, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

É mestra em Letras pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (2019). Graduada em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (2014).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carla Bastiani, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

É graduada em Letras - habilitação em Língua Portuguesa e Língua e Inglesa e suas respectivas literaturas - pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2012). Mestra em Ensino de Língua e Literatura - PPGL/ UFT (2016). Doutora em Ensino de Língua e Literatura - PPGL/UFT (2022). É pesquisadora na área de Linguística, ênfase em Onomástica/Toponímia. Professora do Instituto Federal do Tocantins, Campus Gurupi.

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo. É professora. associada III da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras da UFT e UFNT. Tem experiência na área da Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/ toponímia e temáticas do léxico voltadas ao ensino. Também desenvolve pesquisas na área da Antropologia Linguística com foco nos saberes e cultura dos povos tradicionais do Tocantins É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

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Publicado

27.01.2024

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Artigos